O PATINHO FEIO PARTE II

 

Tenho que concordar que o meu Pai é um homem cheio de charme, principalmente agora que o cabelo começa a ficar grisalho e sinto uma ponta de ciúmes quando vejo as mulheres namoriscar com ele.

É o que acontece numa daquelas manhãs em que, exaustos, excitados após a aula, estamos a preparar-nos para regressar ao carro quando alguém diz " Por aqui, Dr Gonçalo?" e o Pai vira-se na direcção da voz.

É um casal, também equipado para fazer surf, que sorriem e apertam efusivamente a mão ao Pai.

São os seus filhos? perguntam, mas o Pai abana a cabeça, a minha filha Francisca e o meu sobrinho Gonçalo, apresenta e o casal sorri, muito prazer, murmuram e voltam novamente a atenção para o Pai.

Conversam os três por uns minutos, a senhora está corada e não para de dar risadas, o que eu acho ridículo.

Despedem-se finalmente, entramos no carro e o Gonçalo segreda, aquela senhora está apaixonada pelo teu Pai e eu dou-lhe um safanão.

Está calado, o meu Pai adora a Mãe! afirmo veementemente e o Gonçalo ri-se, está, está! repete.

Fico furiosa, dou-lhe outro safanão, mas o meu primo continua a rir-se.

O que é que se passa aí? questiona o Pai, nada, é só o Gonçalo que está a ser parvo! respondo.

O Pai não diz mais nada e ficamos calados durante o resto da viagem.

Deixamos o Gonçalo em casa, seguimos para a nossa, a Mãe não está, deve estar com a Tia Madalena, explica o Pai, vai tomar banho e arranjar-te, eu vou telefonar-lhe para saber o que quer fazer.

Não deixo de pensar no que o Gonçalo disse, estaria aquela senhora realmente a namoriscar com o Pai?

Abano a cabeça, seco o cabelo, visto-me apressadamente e quando entro na sala, o Pai já lá está vestido com o uniforme de fim de semana, como diz a Mãe, jeans, T-Shirt branca e sapatilhas.

Está ao telemóvel, não, hoje não é possível, afirma, é fim de semana, é tempo de estar com a minha mulher e com a minha filha. Segunda feira telefono e combinamos qualquer coisa.

Desliga quando me vê, sorri, vamos ter com a Mãe ao Centro Comercial? sugere, almoçamos lá, se houver um filme que te interesse, podemos ir.

Não sei, respondo, ainda não fiz todos os trabalhos de casa, podes fazer quando chegarmos, comenta o Pai, temos que nos divertir um pouco, Francisca.

Divertir será namoriscar com outras mulheres? murmuro, mas felizmente, o Pai não me ouve.

E tu és um burro!!! repreende a Sofia quando o Gonçalo lhe conta o que aconteceu na praia, a senhora estava apenas a ser simpática!

CONTINUA

Comentários

"Abano a cabeça, seco o cabelo, visto-me apressadamente e quando entro na sala, o Pai já lá está vestido com o uniforme de fim de semana, como diz a Mãe, jeans, T-Shirt branca e sapatilhas."... há aqui (esta citação é só um exemplo) detalhes linguísticos e narrativos do melhor que se pode fazer na língua portuguesa. Parabéns. Ao ler parece que estamos lá... na cena... quase a participar. Uma escrita perfeita!
Elvira Carvalho disse…
Concordo na integra com o comentário do José Alex Gandum. Essa é uma das razões porque sou leitora atenta das suas histórias.
Abraço, saúde e boa semana

Mensagens populares deste blogue

ABSURDA

A ENTREVISTA - FIM

O PROBLEMA DO GONÇALO