A VOZ DA RAZÃO PARTE III

 

O avô escuta-me atentamente, lê o regulamento do concurso e acha que eles se referem a retratos do quotidiano.

Fico espantado, como é que faço isso? pergunto e a Glória ri-se, é simples, vai até ao parque, à estação do metro, de comboio, podes fotografar pessoas a correr, sentadas à espera, qualquer coisa!

Pena, interrompe a Matilde, pensei que podia ser o teu modelo!

Ah, não vou ser esse tipo de fotografo, respondo de imediato, não quero ser o fotografo da moda, quero ser como os da National Geographic.

A família ri-se, é ambicioso o rapaz, comenta o tio Francisco, mal sabia ele que me tornaria fotografo da revista, não a fotografar animais no seu habitat, mas sim cenários de guerra.

Mas não é hoje, porque hoje estou a preparar-me para competir pela primeira vez, estou excitado com a ideia e depois do almoço, eu e o avô resolvemos dar uma volta.

Vamos lá fazer esse retrato do quotidiano, diz, a Matilde fica aborrecida, queria ver connosco, mas a Carolina explica-lhe trocista que pode " estragar a inspiração".

Achamos que a estação de metro é o local indicado, vejo um homem a olhar fixamente para o Mapa e depois para o horário.

Fica perplexo, não deve estar a entender nada e eu aproveito para tirar uma fotografia brilhante.

O avô faz-me sinal, está um idoso sentado no banco a dormitar e acorda sarapantado com o barulho que a bengala faz ao cair no chão.

Uma hora mais tarde, saímos da estação, tenho uma série de fotografia, não sei qual vou escolher, confesso ao avô.

Quando chegamos a casa, a Glória e a minha Mãe estão sentadas na varanda a conversar, os outros já foram, explicam, e nós também temos que ir, decide a Mãe.

Em casa, fecho-me no quarto, descarrego as fotos e aprecio o meu trabalho, estão óptimas! respiro fundo, sorrio.

No dia seguinte, ignoro as bocas, então, Tomás, fotografaste muito este fim de semana? Quando é que saí a próxima reportagem? troçam.

Não ligues, aconselha o professor de fotografia, tens um talento nato, vais sair-te muito bem no concurso.

CONTINUA

Comentários

Elvira Carvalho disse…
Acredito que sim.
Abraço e saúde
Muito bem. Sucesso é o que é preciso :))
-
momentos de gratidão com o mar

Beijos e uma boa tarde!

Mensagens populares deste blogue

ABSURDA

A ENTREVISTA - FIM

O PROBLEMA DO GONÇALO