AS COMPLICAÇÕES DA VIDA PARTE IV

 

A Natália acaba por concordar que o escritório do Nicolau faça parte do núcleo da Universidade, apenas exige que não haja alteração na disposição do mobiliário e dos livros, apenas o necessário para a conservação.

As obras para encerrar a parte privada e adaptar as divisões começam, a Natália fica umas semanas em casa da Glória.

Entretanto, o Major recebe um convite da Universidade, o primeiro grande evento da Fundação vai ser uma exposição sobre o Nicolau e a sua obra.

Como o Senhor trabalhou com ele, não quer expor também os Mapas que fez? sugerem e o Major fica entusiasmado com a ideia.

Até abre a sala dos Mapas e deixa as filhas entrarem, a mais nova encolhe os ombros e volta a sair, mas a Mariana adora, faz imensas perguntas e o Major descobre que a filha tem um talento nato para o desenho.

Sentam-se no sofá, a Mariana mostra-lhe o livro de esboços e o Major fica surpreendido pela qualidade e visão dos mesmos.

Queres saber que o Amadeu e a Mariana foram fazer uma caminhada no Parque? conta a Glória à Natália naquela manhã de sábado, estão as duas no ginásio, sentadas na cafetaria a beber um sumo de laranja.

A aula de Pilates foi intensa, estão as duas cansadas, mas satisfeitas.

A Natália sorri, e a Sofia, não foi? pergunta, não, a Sofia não está nada interessada em Mapas, mas a Mariana é tão louca como o Pai e eu não sabia!!! responde a Glória, sabia que ela desenhava, mas pensei que fosse apenas um hobby...

O Major e a filha divertem-se a explorar aquela zona, almoçam num restaurante familiar ali perto, voltam para casa com esboços, anotações sobre a história e traçam um plano.

Eu vou à biblioteca, temos que descobrir livros que falem sobre a região, diz a Mariana, o Pai pode ir à Câmara falar com os engenheiros, ver os Mapas antigos, depois desenhamos.

Calma, aconselha o Major, temos que nos organizar, definir uma estratégia....

Um plano militar? interrompe a filha, o Major ri-se, mas discutem pormenorizadamente os próximos passos.

A prioridade é a exposição da Universidade, a Mariana acha que devem mudar as molduras, até escrever uma legenda a indicar em que página do livro o mapa aparece.

Não, queixa-se a Glória naquela sexta-feira ao fim da tarde, hoje, jantam os dois cá em casa e NÃO SE FALA DE MAPAS OU EXPOSIÇÃO! acrescenta.

CONTINUA


Comentários

A Nossa Travessa disse…
Caríssima Martamiga
Vou acompanhando - como aliás te disse - o desenrolar dos acontecimentos. o Major está cada vez mais difícil de entender, Vamos ver o que vais fazer...
Beijos & queijos
Henrique
Muito bem. Gostei do episódio! :)

Beijo, e excelente fim de semana, de carnaval.
Elvira Carvalho disse…
Continuo a acompanhar com muito interesse.
Abraço, saúde e bom fim de semana

Mensagens populares deste blogue

ABSURDA

O PROBLEMA DO GONÇALO PARTE II

O PROBLEMA DO GONÇALO