AS COMPLICAÇÕES DA VIDA PARTE III

 

Por isso, decide viajar durante algum tempo, estou atordoada, confidencia à Glória, tenho que pôr a cabeça em ordem.

Até compreendo, afirma a Glória mais tarde, o Major foi almoçar com ela, têm decisões a tomar relativamente às filhas.

O Major está a pensar em abrir uma conta poupança " para as despesas com a universidade das miúdas", a Glória concorda, mas elas têm que compreender, frisa, de que a vida tem altos e baixos e elas têm que estar preparadas para isso, ou seja, podem saber que não lhes vai faltar nada, só têm que o merecer.

Também conversa com o Francisco sobre o assunto, oferece-lhe um determinado montante, mas o filho recusa, não, não, Pai, tenho que me desenvencilhar sozinho, diz, aproveita, viaja também. Parte à procura de mapas, de batalhas antigas.

Até é uma boa ideia, pensa o Major e a primeira paragem da viagem será novamente o local exótico onde o Frederico morreu.

Mas o que esperas encontrar lá??? a Glória está exasperada, exploraste todas as possibilidades, nunca mais vais saber o que aconteceu.

Mas o Major persiste, volta ao local, fala novamente com as pessoas, recebe as mesmas informações.

Compreende finalmente que não pode fazer mais nada e acaba por se interessar pela história local, procura mapas antigos, viaja até locais remotos, preenche blocos de notas com informações, desenhos.

Viaja até Cuba, faz o mesmo trabalho de pesquisa e regressa um homem mais calmo, mais livre como explica a Glória à Natália.

A Natália decide fazer obras na casa, é tão grande, acho que vou adaptar parte para meu uso pessoal, comenta, e o resto alugo para eventos, workshops.

A Universidade propõe-lhe utilizar essa parte da casa como sede da Fundação Nicolau, até gostaria de transformar o escritório do professor numa mini biblioteca.

Não estou preparada para isso, está tudo como o Nicolau deixou, desabafa com o Major e o António que convidou para um drink ao fim da tarde no jardim.

É uma boa ideia, interrompe o António, o Nicolau tinha livros, algumas primeiras edições, que podem servir de referência para os mestrados, para os workshops, para os temas para o dito concurso. 

Pensa nisso, encoraja o Major, o Nicolau ia gostar....E, o jardim, o que vais fazer ao jardim?

A Natália sorri, vai ficar na minha parte, explica, não abdico das minhas leituras aqui ao fim da tarde, das pequenas festas.

CONTINUA


Comentários

Elvira Carvalho disse…
A vida continua, é preciso tomar decisões.
Abraço e saúde
Muito bem. Adorei :))
.
Uma flor causa emoções ...
.
Beijo, e uma boa tarde!

Mensagens populares deste blogue

ABSURDA

O PROBLEMA DO GONÇALO PARTE II

O PROBLEMA DO GONÇALO