AS COMPLICAÇÕES DA VIDA PARTE II

 

O advogado diz que o Nicolau deixou instruções muito claras sobre o funeral e que a leitura do testamento está marcada para dali a três dias.

O Sr Major também deve estar presente, informa, e o Reitor da Universidade, e despede-se, tem assuntos a tratar com o Hospital.

Sabias que ele tinha deixado testamento? pergunta o Major, a Natália suspira, abana a cabeça, não, não me disse nada. Havia coisas que ele gostava de manter privadas e esta é uma delas.

Aparece muita gente no velório, antigos alunos,  antigos colegas, o pessoal da editora e a Natália sente-se cansada por ter que apertar a mão a tanta gente, ouvir tantos elogios

A Glória está preocupada, ela devia descansar mais, desabafa com a Teresa, já tentei falar com ela, comenta a amiga, mas ela afirma que está bem, que descansa depois.

A Natália gostaria de ir para fora depois do funeral, mas o advogado telefona-lhe, comunica-lhe que estará lá em casa no dia seguinte às três da tarde.

O Major aparece por volta das duas e meia e um quarto de hora mais tarde, o Reitor, sabem porque é que me convocaram? pergunta, não faço a mais pequena ideia, afirma a Natália com um sorriso triste.

O advogado chega às três em ponto, instalam-se no escritório do Nicolau, a Natália ainda não arrumou, está tal e qual como o professor o deixou.

O Dr Macedo tira uns papéis, olha fixamente para as três pessoas que estão sentadas em frente dele e explica que o Dr Nicolau fez uns " investimentos muito seguros e com boa taxa de rentabilização".

Assim sendo, a Natália herda a casa, terá igualmente direito a um fundo de investimentos e aos royalties dos livros.

O Major também foi contemplado com um fundo, " pela ajuda preciosa na elaboração dos Mapas para os meus livros" cita o advogado e quanto à Universidade, um outro fundo para  " fomentar a criatividade literária, organizando workshops e um concurso anual."

O Reitor fica boquiaberto, não sabe o que dizer, o advogado entrega-lhe um envelope com os estatutos, etc elaborados pelo Nicolau.

Pela minha parte, está tudo, anuncia o advogado, fico à vossa disposição para esclarecer algumas questões. Basta telefonarem para o meu escritório para marcar hora.

O Reitor também se despede, o Major e a Natália ficam sozinhos, sabias que ele tinha tanto dinheiro? repete o Amadeu.

A Natália suspira, sabia que vivia confortavelmente, responde, tinha uma boa reforma, os royalties, etc, mas nunca foi um assunto que discutíssemos.

Porque é que me deixou dinheiro? Não compreendo! comenta o Major, a Natália encolhe os ombros, nem ela própria entende a fortuna que o Nicolau lhe deixou.

CONTINUA


Comentários

Muito bem... A Natália ficou surpreendida!:)
.

Beijo, e uma boa tarde
Elvira Carvalho disse…
Um homem erudito que fez uma vida simples, deixando para a mulher e amigos a fortuna que foi acumulando.
Não me surpreendeu, pela personalidade que a autora descreveu em episódios antigos.
Abraço e saúde

Mensagens populares deste blogue

ABSURDA

O PROBLEMA DO GONÇALO PARTE II

O PROBLEMA DO GONÇALO