A SEPARAÇÃO PARTE III

 

Os miúdos divertem-se, o Bernardo e a Matilde têm tempo para conversarem, a Clarinha e a Leonor são óptimas a organizarem jogos.

Enquanto os miúdos dormem a sesta, inclusive o Júnior que protesta que já não tem idade para isso, as duas conversam.

A Leonor não conta o teor da conversa, o Bernardo nota que está mais calma quando a deixa em casa da Mãe, prometes ter calma? pergunta enquanto sobem.

A irmã não responde, encolhe os ombros, é a primeira a sair, a Mãe está já no patamar à espera deles.

O Pai já levou as coisas dele, comenta a Mãe, a Leonor pede desculpas, vai para o quarto, fecha a porta delicadamente.

O que é que aconteceu? pergunta o Bernardo, pareciam tão felizes! é a vez da Aída suspirar, ele acha que temos uma profissão cheia de stress, que não temos tempo para nós e para os nossos filhos, explica, mas sinceramente, não percebo isso, continua, sempre trabalhamos com livros, às vezes, tínhamos horários desencontrados, mas sempre conseguimos gerir a situação. Achas que não te demos a atenção devida?

O Bernardo sorri, não podia ter melhores Pais, diz, nunca sabia quem me ia buscar à escola e adorava as surpresas, podia ser uma ida ao parque, comer o meu bolo favorito ou passar pela livraria e fazer pirâmides com os livros. Ouviam-me e quando era preciso chamar-me a atenção para qualquer coisa, faziam-nos calmamente, sem violência.

Também fazemos isso com a Leonor, concorda a Mãe, o nosso objectivo foi despertar a vossa curiosidade, deixar que questionassem o Mundo, encontrassem as vossas próprias respostas... Acho que o teu Pai está preocupado com a idade, não está a aceitar bem envelhecer.

O filho ri-se, acha que perdeu alguma coisa? Se queres a minha opinião, isto é um absurdo e o que me preocupa é que vejo que o Pai pouco ou nada aprendeu.

Bernardo, estás a ser um pouco injusto com o Pai, repreende a Mãe, tens que admitir que isto não é saudável, estão casados uma série de anos, de um dia para o outro, resolvem divorciar-se porque não se amam mais. Tu vives com alguém e ele também, observa o filho, separaram-se, voltam a juntar-se, têm um outro filho e agora, voltam a separar-se? Desculpa se fico confuso.

A Mãe fica em silêncio, o filho até tem uma certa razão, não sei o que pensar, repete, vou dar tempo ao tempo!

Atenção à Leonor, ela está um pouco zangada, avisa o Bernardo, a Clarinha falou com ela e...A Clarinha falou com ela??? interrompe a Mãe, mas porquê?

Ideia da Matilde, responde o filho, elas passaram por uma situação semelhante e a Clarinha reagiu muito mal. A Matilde pensou que uma conversa entre duas podia ajudar a Leonor.

A Aída suspira, até agora a Leonor tem rejeitado qualquer conversa, talvez possam falar sobre o assunto agora.

CONTINUA


Comentários

Na maioria das vezes quem sofre são os filhos. Pode ser que repensem da situação e volte atrás com o divorcio :)
.
Emoções esvoaçando no areal...

Beijos. e uma excelente semana.

Mensagens populares deste blogue

ABSURDA

O PROBLEMA DO GONÇALO

A ENTREVISTA - FIM