MATILDE - FIM


O idiota riu-se, continua o Gustavo, falou de ter um Pai Juiz, que me podia tornar a vida difícil. 

O quê? interrompe a Mãe, esse rapaz é doido! O que é que vamos fazer?

Calma, Mãe, não fiquei intimidado, responde o Gustavo, apertei-lhe o braço e falei bem baixinho ao ouvido, talvez o Pai Juiz não gostasse de saber pelo Pai Inspector que lhe está a assediar a filha, porque, decerto, o Pai Juiz já deve ter julgado casos semelhantes.

Terá sido correcto? O Filipe não terá entendido isso como ameaça? pergunto, estou preocupada com a reacção do Filipe, não se vingará em mim?

Se o fizer, diz a Mãe, aí teremos mesmo que envolver o Pai. Ok, vamos ver o que acontece; espero que o Filipe seja sensato e te deixe em paz!

A Clarinha faz mais uma das suas cenas, o Gustavo consegue acalmá-la, vai dar um passeio com ela.

A Mãe vai tomar café com a Rita e o Gonçalo, eu fico a terminar o meu projecto.

Acabo por ligar à Maria, estás livre? vamos tomar um café ao shopping? tenho novidades e quinze minutos mais tarde, estamos as duas sentadas na praça da restauração com um café e um donut à nossa frente.

Então, o teu irmão falou com o Filipe? Achas que vai adiantar alguma coisa? observa a Maria, ele é tão idiota, desculpa, mas não sei como é que caíste na lábia dele!

Também eu não! repito, mas aprendi a lição, resta saber se o Filipe aprendeu alguma coisa.

Mas a Maria abana a cabeça, não está convencida, o Filipe é tão arrogante, tão vaidoso que vai atravessar a vida, consciente apenas dos seus próprios interesses.

A conversa do Gustavo deve ter tido algum efeito, porque o Filipe começa a evitar-me e eu respiro de alívio.

Estou mais calma, começo a desenvolver um certo tacto para lidar com as birras da Clarinha e tenho a nota mais alta nos meus projectos.

A vida não podia estar a correr melhor, o Filipe pertence ao passado.

Umas semanas mais tarde, a notícia de que o Filipe é chamado à esquadra para prestar declarações, porque alguém o acusa de violência caí como uma bomba no campus.

Todos comentam o assunto, eu abstenho-me de dar opiniões, lamento-o.

O Filipe não aprendeu nada.


FIM

Comentários

Elvira Carvalho disse…
Pois. Como diz alguém que eu conheço, "malandro não muda de estrilho, muda de esquina"
Abraço, saúde e bom domingo.
Muito bem!
Pau que nasce torto, tarde ou nunca se endireita! Lool
-
Os passeios que ficaram por fazer.
-
Beijos e um iluminado fim de semana.

Mensagens populares deste blogue

ABSURDA

A ENTREVISTA - FIM

A ENTREVISTA PARTE III