SOFIA COMO A POETISA

 

Não me importo de viver na sombra da minha prima Inês, sempre tão exuberante.

Participo nas brincadeiras que ela inventa para gozar o momento, ouço calada o discurso do Pai sobre boas maneiras e respeito pelos outros, mas esqueço de imediato.

É que descobri as letras e estou fascinada com a maneira como formam as palavras.

A Mãe encontra-me muitas vezes sentada no chão do quarto a tentar decifrar as palavras das histórias que lê à noite à hora de dormir.

Sorri, um sorriso que lhe ilumina os olhos e nos faz confiar nela de imediato e senta-se também no chão.

Juntas, lemos as palavras, construímos as frases e fazemos desenhos.

Nem a Inês nem o Gonçalo têm paciência para isso, conta o meu irmão que a professora está sempre a chamar-lhe a atenção.

Imagino como deve ser difícil para a Inês ficar fechada numa sala e a pedirem-lhe para repetir as letras.

A Carolina disse-me que a chamaram novamente à escola, diz a Mãe nessa noite ao jantar, a Inês escondeu-se na casa de banho, andou toda a gente à procura dela e encontraram-na na paragem de autocarro. Queria ir até ao parque, estava um dia muito bonito!

O Pai ri-se, a tua irmã não deve estar nada feliz, comenta e a Mãe abana a cabeça, a partir de agora, a Inês vai ter uma " sombra", uma das auxiliares e não deve estar nada contente, responde.

Meninos, não se saí da escola sem a Mãe ou o Pai chegarem. Podemos estar atrasados, vocês ficam ao pé da auxiliar ou do segurança, estamos entendidos? frisa o Pai, somos incapazes de fazer isso! e o Gonçalo mostra-se indignado.

Ok, o Pai morde os lábios, mas é sempre bom lembrar! repete solenemente, claro que sim, Pai! Nós compreendemos! declaro.

Os Pais trocam um sorriso, o jantar termina, lavar os dentes, vestir o pijama, a Mãe lê uma história ao Gonçalo, eu prefiro desenhar.

Aprendi uma palavra nova hoje, estou a desenhá-la, como me soa, o que desperta na minha imaginação e vejo que o Pai está curioso, interessado.

Mas não sei bem como lhe explicar o que significa.

CONTINUA

Comentários

Lindo! A Curiosidade das palavras. A imaginação das crianças é fantástica! :))
*
Não é fantasia nem invenção
*
Beijos e um excelente fim de semana.

Mensagens populares deste blogue

O SEGREDO PARTE II

O SEGREDO PARTE III

O PROBLEMA DO GONÇALO FIM