O PROBLEMA - PARTE II
A Clarinha diverte-se no Clube, a Rita sorri quando a ouve rir e a miúda parece satisfeita quando entram novamente no carro para voltarem para casa.
" Tia Rita..." a Clarinha interrompe os pensamentos da Rita " Sou mesmo filha dos meus Pais?"
A Rita fica tão espantada que trava a fundo; felizmente, não vem ninguém atrás delas.
" Que história é essa, Clarinha? Claro que és filha da Madalena e do Bernardes..." responde quando recupera o fòlego.
" A Sofia diz que não." explica a Clarinha e a Rita fica confusa, a única Sofia que conhece é a filha da Teresa e do António e tem uns dois anos.
" Quem é a Sofia? Uma amiginha do ATL?" insiste a Rita e a Clarinha sorri em concordância.
A Rita desvia as atenções da menina com um sorvete e como o Gonçalo organiza uns jogos quando chegam a casa, a Clarinha não fala mais no assunto.
Mas a Rita está preocupada e desabafa com o Gonçalo depois de deitarem a menina.
" Tenho que falar sobre isto com a Madalena, porque isto é grave... Principalmente porque ela só tem seis anos." diz.
" Então, é verdade? A Clarinha é filha adoptiva?" o Gonçalo não sabe o que pensar.
" É... O Bernardes chefiava uma equipa de investigação de homicídios e a mãe biológica de Clarinha foi morta. Foi um caso complicado, a miúda foi entregue à Segurança Social. Como não encontraram mais ninguém de família, o Bernardes estava já afeiçoado à Clarinha e adoptaram-na."
" Ups! Não sabia nada disso!" confessa o Gonçalo " E tencionavam dizer à Clarinha?"
" Presumo que sim, mas não agora! " a Rita está nervosa, sem saber o que fazer " Tenho que falar com as educadoras e saber quem é essa Sofia."
" Pois, é natural que ela se sinta confusa... Dizerem-lhe que não é filha da Madalena e do Bernardes..." concorda o Gonçalo " As pessoas deviam ter cuidado com o que dizem em frente dos miúdos."
No dia seguinte, a Rita pede para falar com uma das educadoras, explica-lhe por alto o que se passou.
" A D. Madalena sabe muito bem quem é a Sofia. Ela é filha do Inspector Brites, acho que trabalhou com o marido da D.Madalena. É estranho que ela tenha dito isso à Clarinha, elas são amigas desde bebés." conta a educadora " Mas a D Rita não se preocupe, vou estar atenta às duas."
Mas a Rita continua preocupada.
CONTINUA
Comentários
Claro que nós pensávamos contar-lhe a sua história mas pensávamos fazê-lo mais tarde, quando ele já tivesse mais idade. Porém aos seis anos na escola zangou-se com um coleguinha e o outro disse-lhe que nós não éramos seus pais.
E foi um caso sério. O miúdo passou a fazer xixi na cama, a ter pesadelos, a não querer ir para a escola. Andei 4 anos com ele em tratamento no Doutor José Manuel Jara, numa clínica em Benfica.
Quando ele tinha 20 anos a irmã, descobriu a sua morada e tentou vê-la. O Pedro negou-se a encontrá-la. Disse que era filho único e que nunca teve nenhuma irmã.
Abraço e saúde.