A CRECHE - FIM
É o Matias quem lê a declaração como explica o Miguel.
Oh, Miguel, eles tinham que perceber o que aconteceu sozinhos, murmura a Mãe e o Miguel explica que só lhes deu uma " pequena ajuda", pois estavam a confundir as coisas.
" O nosso comportamento hoje foi deplorável." o Matias tem dificuldade em pronunciar a palavra " Porque nós não somos uns porcos selvagens; fazemos parte de uma família civilizada e educada e este tipo de comportamento não é permitido.
Temos que apoiar a família e ser um exemplo para o novo mano ou mana.
Por isso, pedimos desculpa à Mãe, ao Pai e à Filipa que estão sempre prontos a ajudar-nos e nós esquecemos isso.
"
O Pai e a Mãe estão muito sérios, eu mordo os lábios. Os meus irmãos estão muito sérios, não tenho a certeza de que perceberam o que leram, mas aguardam ansiosamente que os Pais falem.
" Aceitamos as vossas desculpas e esperamos que isto não se repita. Não é saudável para ninguém." diz o Pai " Tenho a vossa palavra de que isto não se volta a repetir?" e os miúdos abanam a cabeça em sinal de concordância.
Daqui a uns dias, esquecem e voltam a discutir, penso e sei que a Mãe concorda.
O jantar decorre sem problemas; como os miúdos não comem pudim à sobremesa, nós também não comemos.
" Também somos solidários!" responde o Pai quando o Miguel protesta.
O Edgar e o Matias pedem licença e levantam-se, dentes e mãos lavados antes de irem para a cama, avisa a Mãe.
" Foi um discurso engraçado, mas acho que não perceberam metade." confesso e o Pai ri-se.
" Também acho, mas têm que perceber que agiram mal e que têm que pedir desculpa. E, que têm que ganhar novamente a nossa confiança." esclarece o Pai.
A Mãe ri-se, mas depois encolhe-se com um esgar de dor.
" Carolina, Carolina, o que se passa? É o bebé?" e a Mãe acena que sim.
Passa a hora seguinte a avisar a família que o bebé vai nascer, o que aconteceu ontem com o Gonçalo escondido algures na mente.
A minha irmã Inês nasce nessa madrugada e quando a vejo, parece que já sabe quem sou e sorri para mim.
FIM
Comentários
Abraço, saúde e boa semana