A IRMÃ DO MEIO - PARTE II

Escondo-me na cozinha, a boa disposição dos outros está a dar-me dores de cabeça.

Trouxe o meu diário, queixo-me de tudo e de todos. Sinto-me aliviada, mas não volto para a sala.

Deixo-me ficar ali até a Rita me encontrar. O Gonçalo vem atrás dela, trocam um longo beijo e riem.

" O que fazes aqui, Matilde? Porque é que não estás na sala com os outros?" pergunta a Rita.

O Gonçalo não diz nada, limita-se a abrir a porta do frigorifico à procura de qualquer coisa.

" Nada! Estou a escrever!" respondo e fecho o diário.  A Rita senta-se ao meu lado e insiste.

" A ideia do almoço é conviver com as pessoas, trocar ideias. O teu irmão e o Bernardo desafiaram o António e o teu Pai para um jogo de bilhar. Vem ver."

" Não quero! Quero ficar aqui!" quase grito e a Rita fica muito séria.

" Matilde, o que é que se está a passar contigo? Não te vou deixar ficar aqui sozinha!" diz e percebo que está a ficar zangada.

O Gonçalo encontrou o que queria e desaparece de imediato, deixando-nos sozinhas.

Não por muito tempo. A Teresa entra nesse momento com o Gonçalo bebé ao colo.

" Ah, desculpem! Venho preparar o biberão deste artista! Posso voltar depois!" sugere de imediato.

" Não, não. É apenas a minha sobrinha a fazer birra!" observa a Rita e levanta-se.

Pega-me no braço, quase que me obriga a levantar.

" Oh, Rita, não quero ir lá para dentro!" peço e desato a chorar.

" Então, Matilde? O que se passa?" repete a minha Tia e faz sinal à Teresa para ficar.

" Estou farta de ser a irmã do meio!" desabafo e as duas riem.

" Todos passamos por isso... Eu sou a mais nova e houve alturas em que tive vontade de bater no Pedro e na Carolina. Controlavam todos os meus passos, ainda mais que os meus Pais!" conta a Teresa e a Rita abana a cabeça em sinal de concordância.

" E tenho que escolher o que vou estudar no próximo ano e estou muito confusa!" confesso.

" Pensei que gostavas de design." a Rita está admirada, sempre gostei de ver os projectos de publicidade dela " Mas vamos lá por partes. O que é que gostas de fazer?"

" Literatura, Línguas, História de Arte..." enumero " Também gosto de Matemática, mas não quero aprofundar o assunto."

A Teresa e a Rita escutam-me atentamente, o Gonçalo bebé protesta levemente, mas a Mãe aconchega-o e ele cala-se.

" Se estás interessada em Literatura e afins, talvez possas falar com o Nicolau!" comenta a Rita.

" Ou a Natália!" contrapõe a Teresa " Mesmo a Glória; acho que são as pessoas mais indicadas!"


CONTINUA


Comentários

Elvira Carvalho disse…
Uma fase difícil pela qual com mais ou menos sofrimento todos passamos.
Abraço e saúde

Mensagens populares deste blogue

ABSURDA

A ENTREVISTA - FIM

O PROBLEMA DO GONÇALO