O " MAS" OU A HISTÓRIA DO GONÇALO PARTE V

 

Como somos uma família original, para o almoço em casa da Tia Carolina, eu visto-me como o meu Pai (calças azuis escuras, camisa branca e pullover azul claro) e a Sofia como a Mãe.

É a Inês quem abre a porta, cumprimenta-nos altivamente e depois, desaparece sem nos convidar para a seguirmos.

Vocês zangaram-se? pergunta a Mãe um pouco confusa, mas nem eu nem a Sofia oferecemos qualquer explicação.

O Matias aparece no corredor, entrem, entrem, convida, a Inês está na sala dos brinquedos, porque é que não vão para lá?

O Miguel recebe-nos com um pequeno sorriso, este rapaz continua a não falar muito e eu é que sou bobo, murmuro, sento-me ao lado dele, interesso-me pelo livro que tem nas mãos, faço perguntas.

O Miguel responde cuidadosamente, é um pouco como a Sofia, gosta de articular bem as palavras, escuto-o polidamente.

Entretanto, Sofia senta-se ao lado da Inês que esconde rapidamente um pequeno saco, não falo contigo, anuncia.

Por amor de Deus! exclama a minha irmã, esquece o que se passou e anda para a frente! Se pensares bem, foste tu que o provocaste e o meu irmão tem limites como toda a gente.

Já disse que não falo contigo! repete a Inês e a Sofia ergue as mãos em desespero, e eu vou insistir, porque é uma estupidez zangares-te por uma coisa tão inofensiva! explica, vá lá, conta-me!

Conto-te o quê? a Inês olha-a finalmente, está desconfiada, mas a Sofia sorri, conhece-a muito bem e a minha prima ri-se.

O Tadeu tem a mania de fazer festas na cabeça e dar " high five", diz, hoje, eu vou responder, mas vou esconder um tubo de tinta na mão e sujar a dele!

Oh, Inês, tens a certeza? a Sofia fica preocupada, nem a Filipa nem os teus Pais vão gostar! Vais estragar a festa! avisa e a minha prima suspira, estás a ver? Não te devia ter dito! protesta.

Não é nada disso! e a Sofia eleva a voz, mau sinal, penso, está a ficar aborrecida e agora ninguém a cala!

Ainda penso em interromper e tentar acalmar os ânimos, mas decido não o fazer, vou ouvir uma descompostura e até estou bem disposto.

O que é que se passa? pergunta-me o Miguel, eu suspiro, oh, pá, nem queiras saber! Vamos estar quietos, porque a Inês vai arranjar sarilhos.

O Miguel faz ah, volta a olhar para o livro.

CONTINUA

Comentários

Elvira Carvalho disse…
Mais um capítulo lido.
Abraço, saúde e bom fim de semana

Mensagens populares deste blogue

ABSURDA

VELAS E NOITES DE PAIXÃO