A BEBÉ DA FAMÍLIA FIM

 

O Gonçalo dá-lhe uma palmada, a Inês responde com uma canelada e a Sofia tenta separar os dois.

Em breve, o quarto transforma-se numa batalha campal, com a Inês a gritar olha o fedelho! tem a mania que é importante e o Gonçalo, apesar dos esforços da Sofia, continua a tentar bater-lhe.

Os gritos atraem a atenção dos adultos e o Tio António irrompe pelo quarto, furioso, exigindo saber o que se passa.

Mas o que se passa aqui? Onde é que pensam que estão?Isto é uma casa civilizada e não admito lutas, diz.

Oh, Tio, foi o Gonçalo quem começou, justifica a Inês, eu só respondi! e procedeste tão mal como ele, observa o Tio, vão lavar a cara e as mãos, depois arrumam o quarto. Quando voltarem, discutimos o castigo, acrescenta.

Os três saem do quarto de cabeça baixa e eu agarro-me à perna do Tio António, estou aqui, não tenho nada a ver com o assunto, tento explicar.

O Tio não percebe nada, claro, faz-me uma festa na cabeça, não sejas como eles, Francisca, porta-te sempre bem, ok? aconselha.

Ok, repito e dou-lhe um grande sorriso, o Tio sorri também, senta-me no tapete, dá-me um brinquedo.

Os três mosqueteiros voltam, a Sofia e o Gonçalo de cabeça baixa, mas a Inês desafia o Tio com o olhar.

A Tia Teresa aparece também, quer saber o que aconteceu, eu trato disto, afirma o Tio e olha-nos seriamente.

Ok, quero que leiam esta história, mostra o livro, façam um desenho sobre isso e depois ao jantar, explicam-me a história e o desenho.

Que disparate! interrompe a Inês, queres fazer dois desenhos, Inês? e até eu me encolho com o tom frio, ups! que o Tio António não é para graças! penso.

O quarto fica em silêncio, o Tio avisa que não quer ouvir um som, mas a Inês continua a falar.

Está furiosa, a culpa é toda tua e eu sou castigada também, resmunga, mas os meus primos obedecem às instruções do Pai.

Eu observo a cena, acho que são todos malucos e espero sinceramente que os meus Pais sejam mais liberais e compreensivos.

Ninguém me preparou para as grandes discussões que vou ter com eles quando chegar à adolescência e só anos mais tarde é que vou compreender como eles tinham razão.

E no meio de tudo isto o mais curioso será ver como a Inês, tão revolucionária, se torna numa jovem empresária séria.

FIM



Comentários

Elvira Carvalho disse…
Com problemas de saúde, só hoje consegui acabar de ler esta história.
Que terá acontecido entre aa Rita e o Gonçalo?
Abraço, saúde e uma boa semana

Mensagens populares deste blogue

ABSURDA

A ENTREVISTA - FIM

O PROBLEMA DO GONÇALO