A CONVERSA PARTE IV

 

A irmã do Bernardo nasce de madrugada, é um alívio para o Pai e para o irmão.

Há agora um grande problema, porque o Pai gosta de Sofia e a Aída prefere Madalena.

És tu quem vai decidir, diz o Pai enquanto tomam o pequeno almoço numa confeitaria perto do Hospital, eu e a tua Mãe não estamos de acordo.

O Bernardo ri-se, só tenho duas opções, comenta, ou fica Sofia Madalena ou escolho um nome completamente diferente. Que tal Mafalda?

A Mafalda e a Mãe regressam a casa uns dias depois e a confusão é tanta que o Bernardo nem tem tempo para falar com o Gustavo sobre a ideia de abrirem uma empresa juntos.

Mas o Gustavo tem pensado, não está nada satisfeito com o trabalho que está a desenvolver na empresa, o que foi discutido na entrevista de admissão está sempre a ser adiado e ele sente-se encurralado.

Por isso, telefona à tia, podem reunir-se um dia destes? Eu e o Bernardo temos um projecto e gostaríamos de falar convosco, explica.

A Rita fica curiosa, venham cá jantar, tu, o Bernardo e a Luísa. Eu arranjo uma baby sitter para as crianças, convida.

Mas não te deu uma dica? pergunta o Gonçalo, o que é que se passa? e a Rita encolhe os ombros, saberemos quando eles chegarem.

Os três chegam ao mesmo tempo, a Rita apercebe-se que a Luísa está zangada.

Leva-a até ao quarto da Francisca, a baby sitter já lá está, deixam os bebés sentados no chão a brincarem.

Passa-se alguma coisa? mas a Luísa nem responde e volta para a sala, onde os três homens já estão a conversar.

Oh, Rita, tens que ouvir isto, diz o Gonçalo, estes dois malucos tiveram uma ideia muito boa!

Eu tenho a dizer que não concordo em absoluto! interrompe a Luísa, é uma ideia muito arriscada, pode dar para torto e ficam com o nome sujo na praça!

Também posso ficar com o nome sujo se a empresa onde trabalho entrar em insolvência, por exemplo, contesta o Gustavo, cansado de ouvir os mesmos argumentos.

Mas é diferente! repete a Luísa e a Rita decide intervir, expliquem-me o que se passa, sem interrupções, frisa, depois discutimos ponto por ponto.

O Bernardo expõe a ideia, o Gustavo acrescenta outros detalhes que lhe parecem ser relevantes e a Rita e o Gonçalo escutam atentamente.

Não vou negar, responde a Rita, não vai ser fácil e vão ter que se empenhar a fundo, mas é uma boa ideia!

Ás vezes, as campanhas publicitárias não resultam, porque as pessoas ou não recebem formação para as desenvolver ou não lhes é reconhecido o esforço e partem para outra aventura, concorda o Gonçalo, se é isso que oferecem...concordo com a Rita. 

Mas nós tivemos um bebé há pouco, protesta a Luísa, não é a altura ideal para explorar ideias novas!

E eu já te expliquei que me sinto estagnado naquela empresa, observa o Gustavo, não vou ficar preso a um trabalho de que não gosto por causa do meu filho. Acho que ele me respeitará mais se souber que tive coragem de arriscar e fazer qualquer coisa da vida!


CONTINUA


Comentários

Mensagens populares deste blogue

ABSURDA

A ENTREVISTA - FIM

O PROBLEMA DO GONÇALO