A FESTA - PARTE III


Não respondo, porque a Clarinha, a sobrinha da Rita, vê-me, larga a mão da Tia e vem a correr.

" Tio Major, Tio Major, olá, olá!" 

" Olá, Clarinha, por aqui? " pergunto e a Clarinha, sorridente esclarece:

" Os Pais foram ao cinema e a Tia Rita diz que podemos comer pizza ao jantar!"

" Olha que bom! Esta senhora é a Glória!" apresento e a Glória fica admirada quando a Clarinha lhe aperta a mão e diz formalmente:

" Muito prazer, Maria Clara, mas pode chamar-me Clarinha!" 

" Muito prazer, Clarinha, queres um sumo de laranja? " oferece a minha nova amiga " E o Amadeu vai querer mais vinho? "

Afasta-se com a Clarinha e eu fico a observar o ambiente.

O Nicolau continua a falar com a ex-aluna, o António e a Teresa são o centro do maior grupo.

Um outro grupo mais pequeno e discreto está a discutir os prós e os contras dos jogos tradicionais perto da janela e há uma ou duas pessoas sozinhas, com ar de quem está pouco à vontade ali.

Talvez seja melhor falar com elas, penso, vou sugerir isso à Glória quando ela voltar, mas as pessoas acabam de beber, pousam o copo e saem discretamente.

" Que estranho!" comento quando a Glória me entrega o copo de vinho e diz que a Clarinha voltou para o pé da tia.

" O quê? " pergunta " O que se passa? "

" Toda a gente faz parte de um grupo, mas estavam ali duas mulheres completamente sozinhas. Nem conversavam uma com a outra, nem faziam um esforço para se integrarem." observo.

" Podem ser clientes da loja, não conhecem ninguém e por isso, ficaram cá o tempo politicamente correcto." opina a Glória e eu resolvo brincar com ela.

Não sei porquê, sinto-me à vontade para o fazer.

" Também se pode usar a palavra assim? Politicamente correcto sem estarmos a falar de política?"

A Glória ri-se, dá uma palmada no braço e eu aperto-lhe a mão.

O Nicolau aproxima-se entretanto, apresenta-nos a amiga, a Natália, " uma das minhas melhores alunas ", acrescenta e sugere jantarmos todos juntos.

" Pizza? " mas o Nicolau prefere comida mais requintada.

A Natália conhece um restaurante francês, é muito bom, diz, os meus colegas também, confirma a Glória e perante tais argumentos, vamos experimentar o tal restaurante.

CONTINUA



Comentários

Elvira Carvalho disse…
Bom, parece que a coisa se encaminha para um final feliz. Será?
Aquelas duas solitárias, deixaram-me uma pulga atrás da orelha. Vamos ver se terão importância no enredo ou se eram apenas decoração.
Abraço e bom domingo.
Bom dia:- Acredito que no final tudo ficará bem e feliz
.
Um domingo muito feliz
Cuide-se... Proteja-se.
Mais um belo episódio! :)
-
O que diz o meu olhar ...

Beijo e uma excelente noite.

Mensagens populares deste blogue

ABSURDA

O PROBLEMA DO GONÇALO

O PROBLEMA DO GONÇALO PARTE II