MATIAS - PARTE II

 

Ups! Estou no corredor, consegui; agora, tenho que encontrar a saída para o jardim, sei que é por aqui.

Avanço cuidadosamente, ouço risos nas outras salas, estão todos ocupados, quando derem pela minha falta, já estou no jardim.

Mas uma porta abre-se, alguém saí e vê-me de imediato, mas o que fazes tu aqui? Estás perdido? pergunta.

Olho-a desconfiada, não sei bem quem é, é alta, tem cabelo loiro e uns olhos azuis trocistas e a bata é diferente da da Rita.

Fico encostado à parede, ela sorri-me e bate na porta mais perto.

Este fugitivo é da tua sala? mas a educadora abana a cabeça, penso que é da sala da Rita, diz e a senhora pega-me na mão e encaminha-me para a minha sala.

Oh, Rita, aqui está o seu fugitivo, declara quando entra e a Rita olha-me espantada, oh, Matias, que feio! recrimina.

Sento-me à mesa de trabalho, os outros meninos estão a fazer desenhos, mas eu não estou interessado.

Porque é que não estão no jardim? Estão de castigo? quer saber a vigilante e a Rita explica que fui eu a causa do castigo, mas se se portarem bem até à hora de almoço, deixo-os ir para o jardim após a sesta, acrescenta.

Mas eu quero ir já para o jardim, não depois da sesta, é muito tarde, protesto, mas só o menino que está ao meu lado é que me ouve.

Abana a cabeça, pede-me para estar quieto, mas eu tenho que dizer qualquer coisa.

Levanto-me e a vigilante olha para mim, volta a sorrir, queres dizer alguma coisa, Matias? e a voz é tão desagradável que me volto a sentar.

Noto que a Rita não está à vontade, suspira de alívio quando a vigilante saí e ajoelha-se ao meu lado.

Vamos lá ver se nos entendemos, Matias, nada de excursões a solo, aconselha, nunca se sabe os perigos que se podem encontrar e ri-se da minha cara pasmada.

É que não percebi nada do que ela disse, ok, concede a Rita, um dia mais tarde, vais compreender, mas agora vais comportar-te, ok?

Levanta-se, vê os trabalhos dos outros meninos, elogia uns, critica outros e propõe uma viagem até à sala da fantasia.

Desta vez, falam sobre o arco-íris, os planetas, as estrelas e eu até me esqueço que estou amuado.

Quero apanhar as estrelas, tocar no arco-íris, estendo as mãos, convencido que basta isso para satisfazer o meu desejo.

Não consigo, volto a ficar amuado, recuso-me a almoçar e a Rita não fica nada contente.

Queres ficar na sala enquanto os outros meninos estão no jardim?

CONTINUA


Comentários

Elvira Carvalho disse…
Continuo a acompanhar as aventuras do Matias.
Abraço, saúde e bom fim de semana
Não é nada bom quando existem amuos persistentes :))

-
Já anseio por uma nova Primavera
-
Beijo e um excelente fim de semana! :)

Mensagens populares deste blogue

ABSURDA

A ENTREVISTA - FIM

O PROBLEMA DO GONÇALO