O DIVÓRCIO - PARTE III


O problema maior é quando o Pai lhe apresenta a namorada.

" Oh, pá:" desabafa com o Bruno, o colega da Mãe " Ela deve ser uns quinze, vinte anos mais nova do que ele, é obcecada por desporto e aquele bronzeado não é natural!!! E, depois, fala comigo com uma familiaridade, como se fossemos colegas..."

" Já falaste à tua Mãe sobre isso? E com o teu Pai? " pergunta o Bruno, mas o Bernardo abana a cabeça.

Não quer preocupar a Mãe, está mais relaxada agora; seria uma pena preocupá-la.

" É tua Mãe!" diz o Major " Ela preocupa-se contigo; fala com ela, com o teu Pai! Talvez encontrem uma solução!"

Mas o Bernardo continua renitente, adia a discussão do problema até ao dia em que o Pai lhe expõe o plano de férias.

" A Mariana descobriu uma casa de Turismo Rural no meio da Serra; há uma série de actividades ao ar livre de que podemos usufruir. Vais gostar!" explica o Pai.

" Eu estava a planear ir com o Major e com os sobrinhos da Rita acampar na propriedade da família do António! É só uma semana!" comenta o Bernardo.

" Mas vais fazer isso connosco! E vais conhecer pessoas novas!" insiste o Pai.

" Ele pode ir com o Major e depois vai ter contigo na semana a seguir!" sugere a Aida que ouviu a última parte da conversa.

" Que disparate! Tem que passar os quinze dias comigo!" repete o Pai.

" Oh, Anselmo, o Bernardo tem 16 anos, tem direito a uma opinião! Deixa-o ir com o Major, ele conhece os sobrinhos da Rita e dá-se muito bem com o mais velho, o Gustavo!" comenta a Mãe, já a ficar irritada.

O Bernardo começa a ficar com dores de cabeça, os Pais estão a falar muito alto.

A certa altura, não se contém e grita:

" EU NÃO VOU A LUGAR NENHUM SE VOCÊS NÃO SE CALAREM!"

CONTINUA


Comentários

Elvira Carvalho disse…
Parece que o pai do Bernardo está naquela fase maluca que alguns homens enfrentam quando entram nos quarenta. Lembro-me de que era um homem razoável na fase da história em que o Bernardo foi castigado na escola e a mãe decidiu levá-lo para o Clube de Leitura. Não se parece com o homem de agora. Pensar mais com a cabeça que tem em cima dos ombros do que com a outra ia ser bem melhor, principalmente para a estabilidade do filho.
Abraço e saúde
Todos ralham e ninguém se entende! :)
.
Silenciam-se as palavras ...

Beijo e um excelente dia!
Sofá Amarelo disse…
Vou falar de novo na fantástica simbiose entra a narrativa e os diálogos. Darias uma grande autora de telenovelas (sem desprimor), pois algumas são produtos muito bons dos pontos de vista literário e cénico, pena prolongarem-se tanto no tempo.

Mas os teus diálogos entrecruzados por uma frase que situa a acção e os intervenientes, estão ao nível do melhor que se faz na literatura... parabéns...

Mensagens populares deste blogue

ABSURDA

A ENTREVISTA - FIM

O PROBLEMA DO GONÇALO