EU E O BERNARDES - PARTE II

 

O Inspector Leitão convida-me para jantar. É viúvo há alguns anos, os filhos já são adultos e têm a sua própria vida e jantarmos junto à sexta-feira tornou-se um hábito.

Partilhamos o mesmo gosto pela boa comida, boa música e bons livros e não nos falta tema de discussão.

Mas, naquela sexta-feira, o Leitão está mais interessado em saber da minha relação com o Sargento Bernardes.

Dizem que se alguém é capaz de domar o Bernardes, esse alguém és tu, exclama, por isso, dá-me as tuas impressões.

É observador, atento, explica-se com clareza, respondo, aliás, frisei bem isso quando entrou na minha brigada.

Pois, eu sei que exiges isso a todos os que colaboram contigo, concorda o Leitão, mas corre o rumor de que o Bernardes é insubordinado, tem dificuldade em seguir ordens.

Não digo que não, tive que o repreender uma ou duas vezes, observo, mas talvez o que ele precise é que o ajudem a pensar.

O Leitão ri-se, lá estás tu com os teus truques, ok, explica-te, comenta o meu amigo.

Ouves o que ele tem a dizer e depois expões o teu raciocínio, explico, o Bernardes é inteligente o suficiente para perceber que deixou uma ponta solta e que a tem que seguir.

O meu amigo volta a rir-se, sabe que tenho razão, há colegas nossas que não gostam de partilhar os louros com os sargentos e os outros membros, afirma.

Eu encolho os ombros, não estou preocupado com isso, nem quero falar sobre o assunto.

O Leitão percebe isso e desvia a conversa para um assunto neutro, a Biblioteca organizou um evento para sábado à tarde, vais? O tema é " Poesia Fantástica" e estou deveras curioso em saber o que é, confessa.

Discutimos hipóteses e estamos de bom humor quando saímos do restaurante.

É já no parque de estacionamento, em frente dos respectivos carros que o Leitão me pergunta pela minha ex-mulher.

Não gosto muito de falar no assunto, olho-o descontente, mas se me está a fazer a pergunta, o Leitão tem as suas razões.

Nada, porquê?

CONTINUA


Comentários

Elvira Carvalho disse…
Que será que vem por aí?
Abraço e saúde
Mais um instigante capitulo! :)

-
Coisas de uma Vida
-

Beijinhos-Boa noite!

Mensagens populares deste blogue

ABSURDA

A ENTREVISTA - FIM

O PROBLEMA DO GONÇALO