O JANTAR - PARTE IV


" Por aqui? " pergunta-me. Tem uma voz baixa, clara.

Sorrio e atrapalho-me um pouco na resposta. 

" Sim, sim, interesso-me por Mapas antigos e uma amiga convidou-me para a pré-inauguração."

" Ah, o meu tio Luís também se interessa e como não conduz, tive que ser eu a motorista." diz a Joana.

" Não teve mais problemas com o carro, então? " e vejo os olhos dela ficarem muito sérios.

" Não, não, tenho sido mais cuidadosa com o local onde o estaciono." diz e desvia a conversa " Vou ter que voltar, o tio é um pouco impaciente, mas gostei de o ver, Amadeu, não é? "

" Sim, Amadeu Almada, Major. " confirmo e a Joana volta a sorrir. 

Estende-me a mão e eu aperto-a um pouco mais do que é correcto.

Pede-lhe o numero de telemóvel, segreda-me uma voz irritante, António ou Nicolau? não sei, mas tenho a certeza de que me vão gozar impiedosamente se não o fizer.

" Oh, Joana... " e ela para à espera que eu fale " será que me pode dar o numero do telemóvel? Gostava muito de jantar consigo um dia destes..." e sinto-me a corar.

Estou mesmo desactualizado, tenho que conversar com a Catarina sobre isto, penso, mas a Joana encara a questão com toda a naturalidade.

Escreve o numero num cartão, entrega-mo, dá um último sorriso e desaparece na multidão à procura do tio.

A Glória regressa entretanto, está acompanhada por um senhor com um ar muito distraído.

" Amadeu, este é o Dr Gonçalves, responsável pelo Arquivo de Mapas e pode ajudá-lo com a sua pesquisa."

O Dr Gonçalves quase me esmaga a mão e faz-me tantas perguntas que fico zonzo.

Felizmente, a Natália aparece, interrompe o fluxo de explicações do Dr Gonçalves sem qualquer cerimónia e convida-nos para jantarmos com " alguns membros do Departamento, um grupo bem simpático, vai gostar deles, Amadeu."

A Glória fica desapontada quando declino o convite.

CONTINUA

Comentários

Elvira Carvalho disse…
Ora bem. A Natália ainda não percebeu que o Amadeu ouve música noutra frequência.
Continuo fã destas histórias e da forma como as encaixa. Muito bom.
Abraço, saúde e bom domingo
Sofá Amarelo disse…
Ufa, excelente ritmo de escrita que proporciona uma leitura de um único fôlego, sinónimo de boa escrita. Mais uma vez menciono que a escolha dos nomes das personagens das tuas histórias têm uma influência decisiva no desenrolar da história, consegues escolher muito bem os nomes, de tal modo que se se chamassem de outra maneira, até pareceria que a história não seria a mesma...

Mensagens populares deste blogue

ABSURDA

A ENTREVISTA - FIM

O PROBLEMA DO GONÇALO