EM CASA DA MÃE PARTE II

 

O ambiente está de cortar à faca, confesso ao Miguel, estamos no gabinete dele, sei que ele não gosta que eu apareça sem avisar, mas eu preciso de falar.

A Tia Teresa é uma boa ouvinte, mas sinto-me mais à vontade com o meu irmão para discutir os devaneios da minha Mãe.

O Miguel não responde, estende-me a caixa dos lenços de papel, hoje estou muito emotiva, confesso que não entendo a minha Mãe, nem porque me quer por lá, esta semana só a vi ao pequeno almoço. Está sempre muito ocupada! repito.

Não sei verdadeiramente o que te dizer, responde o Miguel, a Beatriz parece ser uma workacholic, já o era quando estava com o Pai.

Deve estar pior agora, interrompe, e depois aquele marido dela.... não gosto do tipo nem por nada...Ainda por cima, tem uma opinião sobre tudo...

Pois, a Beatriz também tinha uma opinião sobre tudo, eu não gostava nada e respondia-lhe à letra, diz o Miguel, era cada discussão...depois, fui para o colégio interno!

Foi por causa da minha Mãe? pergunto, o Miguel encolhe os ombros, eu era muito rebelde na altura, pode ter sido por isso, para me proteger de mim próprio, não sei. Milhares de razões! explica.

Bem, o idiota não me pode mandar para um colégio interno! e o meu irmão ri-se, não creio que o vá fazer! Vá lá, anima-te, organiza-te! aconselha.

Suspiro, não há dúvida de que temos Mães originais! desabafo e o Miguel fica muito sério, apesar de tudo, tu estás com a tua, convives com ela. Embora esteja viva, a minha é uma perfeita desconhecida! replica.

Desculpa, não te queria ofender! atalho de imediato, não tens notícias dela? o Miguel levanta-se, dá-me um beijo na face, abre a porta do gabinete, sinal de que me devo ir embora, está na quinta dos avós, vou lá este fim de semana. Não temos muito que dizer um ao outro, mas os avós precisam da minha ajuda, esclarece.

Queres que eu vá contigo? e o meu irmão ri-se, é a minha Mãe, não é tua! Mas obrigada, és uma boa irmã!

Na rua, vejo que a Mãe me ligou, mas não tenho vontade de falar com ela, apresso-me a ir para o curso.

Quando chego a casa perto da hora de jantar, surpresa, a Mãe está na cozinha, nitidamente à minha espera.

Mas que ideia é essa de não me devolveres a chamada? repreende, precisava de falar contigo, é importante! Onde é que estiveste?

Nas aulas, digo, o que é que se passa? É importante? sei que estou a ser trocista, mas não resisto.

Maria Rosa, comporta-te! Sê adulta, já tens idade para isso, quero uma cópia do teu horário, quero saber exactamente o que fazes! exige.

O quê? O meu horário? Mas voltamos ao antigamente? Estamos numa ditadura? grito.

CONTINUA

Comentários

Elvira Carvalho disse…
Parece que os anos em vez de melhorarem o feitio desta Beatriz, o pioraram.
Gostei da conversa entre o Miguel e a Maria Rosa.
Abraço, saúde e uma boa semana
Gostei do episódio. Por vezes as pessoas tendem a piorar em vez de melhorar! :)

Beijos. Boa noite

Mensagens populares deste blogue

ABSURDA

A ENTREVISTA - FIM

O PROBLEMA DO GONÇALO