O LIVRO DO NICOLAU


A culpa é do Major; se não fosse os Mapas para ilustrar os locais das Batalhas, talvez eu não tivesse escrito um livro e entusiasmado com o sucesso, lançasse um segundo.

O facto de ser um trovador francês a contar a história, é porque fui professor de Literatura Francesa.

Ter-se tornado um fiel amigo do Rei D. Duarte, isso é já fruto da minha imaginação.

O grupo no Clube de Leitura está muito orgulhoso do meu sucesso e ler o meu livro para discussão posterior está em cima da mesa.

Não será prematuro? pergunto, acabou de ser lançado.

Mas já está no Top 10, comenta o Bernardo, e estamos todos curiosos em conhecer a fundo a história.

Vá lá, Nicolau, nada de ser modesto, diz a Rita, deixa-nos ler o livro e prepara-te para os comentários.

Sim, vamos ser muito rigorosos, ri-se o António e a Aída concorda.

Nessa noite, janto com a Natália e conto-lhe a sessão do Clube.

Estão mesmo interessados em discutir o livro, fiquei surpreendido, aliás, acrescento, ainda não assimilei bem o facto de o ter escrito.

É um elogio, Nicolau, eles compareceram em força ao lançamento, tens ali uns bons amigos, concluí a Natália.

Sorri e desvio a conversa para assuntos relacionados com a Universidade.

A Natália diz-me para esperar um convite, querem que dê uma palestra sobre a literatura na época do Rei D.Duarte.

As semelhanças entre o que se fazia em França e em Portugal naquela altura, esclarece a Natália, não digas que não sabes, porque eu sei que fizeste pesquisa e deves ter notas guardadas.

Claro que tenho uma série de notas, é uma questão de as organizar, talvez a base da palestra possa ser o livro, sugiro e a Natália concorda.

CONTINUA

Comentários

Elvira Carvalho disse…
Ora bem, há muito que o Nicolau não aparecia a não ser numa ou outra referência. E volta em força, já com 2 livros publicados.
Gostei de ler.
Abraço, saúde e um bom mês de Novembro.



Mensagens populares deste blogue

ABSURDA

O PROBLEMA DO GONÇALO

MONA LISA