O INSATISFEITO - PARTE IV

 

Fico no jardim das traseiras enquanto os adultos conversam na sala.

Finjo que estou a jardinar, claro que as minhas ferramentas são de plástico, e tento imitar a D. Margarida, a governanta da avó.

A senhora acha-me graça, cheira isto, Miguel? sabes o que é? é hortelã e ri-se quando repito a palavra.

Mas hoje o que me interessa verdadeiramente é a mangueira. Parece uma cobra, tal e qual a do meu livro, ali enroscada ao Sol.

Aproximo-me cautelosamente, será que me está a vigiar? mas não acontece nada. Aproximo-me ainda mais e ups! sou recebido com um jacto de água (ou será veneno?).

É o Gustavo, o neto da D. Margarida que abriu a torneira e " regou-me" como diz.

A D. Margarida recrimina-o, apanha uma constipação e a Menina Laura fica zangada comigo.

Entramos em casa sorrateiramente, os ânimos estão exaltados na sala, ouço a Mãe a gritar e o avô a dizer para se acalmar.

A D. Margarida seca-me o cabelo, limpa-me a cara e muda-me a roupa.

Depois, olha muito séria para mim e diz, não vamos contar à Mãe, ok? e eu abano com a cabeça em sinal de concordância.

Continuas a não falar muito, não é? O meu neto na tua idade falava pelos cotovelos, comenta a governanta, gostas mais de ouvir e suspira.

O que será que ela está a pensar? Tenho uma Mãe doida, não, instável e um Pai paciente demais e  não vale a pena desperdiçar as palavras com eles? Será verdade?

Voltamos a descer, a D. Margarida prepara-me o lanche. Fez um bolo de chocolate, corta-me uma fatia e eu sorrio.

Infelizmente, a Mãe saí da sala nesse momento, está muito corada, parece que esteve a chorar e ao ver o prato com a fatia de bolo, grita de imediato.

Não, não quero que ele fique obeso! Dê-lhe antes uma peça de fruta! e tenta tirar-me o prato que agarro com toda a força.

Laura, para com isso! exige a avó, deixa o Miguel comer o bolo, ele vai andar pela quinta, vai gastar as calorias.

Oh, Mãe, porque é que está contra mim? e a minha Mãe sobe as escadas apressadamente.

CONTINUA


Comentários

Elvira Carvalho disse…
Parece que a Laura está cada dia mais instável. Será que abandonou a medicação?
Abraço, saúde e bom fim de semana

Mensagens populares deste blogue

ABSURDA

VELAS E NOITES DE PAIXÃO