O PROBLEMA - PARTE II


A Clarinha diverte-se no Clube, a Rita sorri quando a ouve rir e a miúda parece satisfeita quando entram novamente no carro para voltarem para casa.

" Tia Rita..." a Clarinha interrompe os pensamentos da Rita " Sou mesmo filha dos meus Pais?"

A Rita fica tão espantada que trava a fundo; felizmente, não vem ninguém atrás delas.

" Que história é essa, Clarinha? Claro que és filha da Madalena e do Bernardes..." responde quando recupera o fòlego.

" A Sofia diz que não." explica a Clarinha e a Rita fica confusa, a única Sofia que conhece é a filha da Teresa e do António e tem uns dois anos.

" Quem é a Sofia? Uma amiginha do ATL?" insiste a Rita e a Clarinha sorri em concordância.

A Rita desvia as atenções da menina com um sorvete e como o Gonçalo organiza uns jogos quando chegam a casa, a Clarinha não fala mais no assunto.

Mas a Rita está preocupada e desabafa com o Gonçalo depois de deitarem a menina.

" Tenho que falar sobre isto com a Madalena, porque isto é grave... Principalmente porque ela só tem seis anos." diz.

" Então, é verdade? A Clarinha é filha adoptiva?" o Gonçalo não sabe o que pensar.

" É... O Bernardes chefiava uma equipa de investigação de homicídios e a mãe biológica de Clarinha foi morta. Foi um caso complicado, a miúda foi entregue à Segurança Social. Como não encontraram mais ninguém de família, o Bernardes estava já afeiçoado à Clarinha e adoptaram-na."

" Ups! Não sabia nada disso!" confessa o Gonçalo " E tencionavam dizer à Clarinha?"

" Presumo que sim, mas não agora! " a Rita está nervosa, sem saber o que fazer " Tenho que falar com as educadoras e saber quem é essa Sofia."

" Pois, é natural que ela se sinta confusa... Dizerem-lhe que não é filha da Madalena e do Bernardes..." concorda o Gonçalo " As pessoas deviam ter cuidado com o que dizem em frente dos miúdos."

No dia seguinte, a Rita pede para falar com uma das educadoras, explica-lhe por alto o que se passou.

" A D. Madalena sabe muito bem quem é a Sofia. Ela é filha do Inspector Brites, acho que trabalhou com o marido da D.Madalena. É estranho que ela tenha dito isso à Clarinha, elas são amigas desde bebés." conta a educadora " Mas a D Rita não se preocupe, vou estar atenta às duas."

Mas a Rita continua preocupada.


CONTINUA


Comentários

Elvira Carvalho disse…
Bom é mesmo um problema. Vou-lhe contar uma coisa. Domingo faço 51 anos de casada, Tenho um filho com 40 anos e duas netas. O meu filho, único, foi adotado bebé. A mãe abandonou-o com 15 dias , o pai que tinha uma filha com 5 anos disse que não tinha hipóteses de criar os dois e ia dá-lo em adoção. Na altura eu e o marido já estávamos na lista de espera para adotarmos uma criança há cinco anos, pois eu não podia ser mãe por sofrer de endometriose grave. Uma vizinha do pai biológico do meu filho avisou-nos e fomos falar com ele. Ele deu-nos o menino nesse mesmo dia, e no dia seguinte foi com o meu marido ao advogado e lá assinaram todos os papeis que o mesmo achou necessários, para que o menino ficasse logo connosco e não fosse entregue à Segurança Social. Depois o advogado tratou de tudo, e duas técnicas da SS vieram a nossa casa entrevistaram-nos viram como a criança estava feliz connosco e o processo avançou, tendo ficado resolvido quando o menino tinha 3 anos.
Claro que nós pensávamos contar-lhe a sua história mas pensávamos fazê-lo mais tarde, quando ele já tivesse mais idade. Porém aos seis anos na escola zangou-se com um coleguinha e o outro disse-lhe que nós não éramos seus pais.
E foi um caso sério. O miúdo passou a fazer xixi na cama, a ter pesadelos, a não querer ir para a escola. Andei 4 anos com ele em tratamento no Doutor José Manuel Jara, numa clínica em Benfica.
Quando ele tinha 20 anos a irmã, descobriu a sua morada e tentou vê-la. O Pedro negou-se a encontrá-la. Disse que era filho único e que nunca teve nenhuma irmã.
Abraço e saúde.

Mensagens populares deste blogue

ABSURDA

VELAS E NOITES DE PAIXÃO