O " MAS " OU A HISTÓRIA DO GONÇALO

 

Nunca vou gostar da palavra " mas"... acho-a irritante, petulante e tudo mais que termine em "ante".

Prefiro " contudo", " porém", " além disso", embora a mana Sofia, uma apaixonada pelas letras e pelas palavras se ria.

Eu não rio; como não gosto nada de ser o irmão mais novo.

Não é que a Sofia seja uma " chata" como a prima Inês ou " snob" como a Francisca; é que não sou respeitado.

O respeito é importante em qualquer relação, explica o Pai, seja familiar, entre amigos ou clientes.

Sim, corrobora a Mãe, se eu fosse arrogante e malcriada, os clientes não voltavam à loja.  Estou sempre a chamar a atenção aos meus colaboradores para isso.

Não entendo muito bem este discurso, acho-o irrelevante quando tudo o que fiz foi roubar o diário da Sofia e li alguns dos seus pensamentos mais secretos.

Talvez o erro tenha sido comentar o facto com a Inês que gozou indecentemente com a minha irmã e vi-me obrigado a defender a honra da família.

A Inês calou-se, não disse mais nada, mas de vez em quando ainda faz um comentário maldoso.

A Sofia queixou-se aos Pais, durante uns dias não me falou, depois decidiu que era melhor mostrarmos uma frente unida à Inês.

Como não gosto da palavra " mas", estou a ter alguns problemas nas aulas, faz parte da aprendizagem, explica a professora e eu continuo a insistir que não a quero utilizar.

Então, vais escrever um página com sinónimos da conjugação " mas " e não quero erros, borrões de tinta; tem que estar imaculado, sabes o que significa? pergunta, nem espera pela resposta.

Por isso, cá estou eu sentado à mesa da cozinha, com o caderno aberto a tentar encontrar os tais sinónimos.

Suspiro, és mesmo idiota, declara a Sofia, custa-te muito utilizar o " mas "? tem sempre um motivo oculto, respondo.

A Sofia encolhe os ombros, depende da forma como é utilizado, comenta.

CONTINUA


Comentários

Uma estória que me parece interessante , Em volta da palavra "mas" !:)
-
Silêncio tão denso...
-
Beijo, e um excelente fim de semana.
Rainbow Evening disse…
interesting dialogue about the word "but"... love to read it.

Thank you for sharing

Mensagens populares deste blogue

ABSURDA

A ENTREVISTA - FIM

O PROBLEMA DO GONÇALO