ANTÓNIO PARTE VI

 

A Rita ouve-o atentamente, claro que sim, falará com a Sofia, mas a tua filha é um pouco teimosa, não prometo nada, diz.

O António sorri, basta que tentes, comenta, e tu, como vão as coisas? e a cunhada encolhe os ombros.

O António repara que ela está a comer muito pouco, a maior parte da comida está no prato, não gostaste? Queres pedir outra coisa? pergunta, mas a Rita abana a cabeça, a verdade é que não me tenho sentido bem nestes últimos tempos, responde, marquei consulta para o médico, mas tive um projecto tão interessante que desmarquei.

A Francisca não podia organizar isso? interrompe o António, pelo que diz o Gonçalo, está a tornar-se uma boa profissional, segura de si.

A Francisca participou, ajudou bastante, conta a Rita, mas era um pouco complicado, eu tinha que estar presente, e interrompe-se, tem um ataque de tosse violento e o António fica preocupado.

Acho melhor levar-te a um Hospital, Rita, decide, não estás nada bem! e levanta-se, pede a conta.

A Rita tenta recusar, mas não consegue parar de tossir e com a ajuda da recepcionista, o António instala-a no carro e conduz rapidamente para um Hospital da zona.

Após fazer a admissão, de deixar os contactos, volta a sair e telefona ao irmão e à sobrinha.

Meia hora depois aparecem os dois, desesperados, fazem-lhe imensas perguntas, mas o António aconselha calma, têm que esperar que a Rita telefone.

O Gonçalo tenta entrar no Hospital, exijo saber como está a minha mulher, mas a resposta é a mesma.

O António decide voltar para casa, tenho que ir buscar os netos ao colégio, telefona-me assim que souberes alguma coisa, pede ao Gonçalo.

Acaba por telefonar à Carolina, desabafa com ela, volta a pensar na Teresa e na falta que ela lhe faz.

Perto das dez da noite, recebe um telefonema do irmão, está tão calmo que o António fica verdadeiramente assunto, Gonçalo, Gonçalo, mas o que se passa???? A Rita está bem?

Não, a Rita morreu, anuncia o irmão, vens cá ter?

CONTINUA

Comentários

A Nossa Travessa disse…

Querida Martamiga
E agora? Que saída vais encontrar para uma situação tão assustadora como esta? Todos sabemos que todas as coisas têm o seu fim - mas, aceita-lo é outro problema. Os árabes são os donos de um ditado que diz que «a única coisa certa que tens no Mundo é a morte!»
Fico (uma vez mais) à espera da forma como vais acabar este «António». Não é fácil - mas tu és capaz disso e de muito mais.
Beijos & queijos de cabra transmontano
Henrique
______________________
NB - Eu também adoro o futebol, desde que era criança, tal como o puto Valério n'«A Nossa Travessa». Espero por ti lá com um cumentário (com o...)

Mensagens populares deste blogue

ABSURDA

A ENTREVISTA - FIM

O PROBLEMA DO GONÇALO