O FIM DE SEMANA - FIM


" Calculo que não esteja! E as outras pessoas? " diz a Rita e a Cristina explica que não renovaram os contratos a termo certo, dispensaram os estagiários e os outros estão a trabalhar nos locais onde há falta de pessoal.

" Ninguém nos diz nada, não sabemos o que pretendem fazer." queixa-se a Cristina " A Dra Rita está a trabalhar? Não pode falar com os responsáveis e recomendar-me? "

" Estou a trabalhar como freelancer, Cristina e neste momento, não tenho lugar para si. Posso falar com algumas pessoas que conheço, talvez a possam ajudar." promete a Rita " Isto tudo deve ter sido obra do Dr Nunes, não foi?" acrescenta.

" Provavelmente, não digo que não, mas não sabe que ele foi suspenso?... não, não foi desvio de dinheiro...." apressa-se a esclarecer a Cristina " Ao que parece, há uma queixa de assédio contra ele."

" Recente? " interrompe a Rita, mas a Cristina não tem a certeza.

" Acho que foi na Delegação do Centro. Pensaram que a vítima tinha retirado a queixa, mas pelos vistos, ela avançou com o caso e ele foi convocado pelo Ministério. Claro que a Gerência suspendeu-o de imediato, até quando não sei..." conta a ex-secretária.

Por esta é que a Rita não esperava, confessa-o à Madalena.

" Não estou nada surpreendida. O Bernardes disse que há algumas queixas desse tipo contra ele, mas ele deve ter pago às vítimas, porque estas desistiram do processo. Esta não o fez, ainda bem!" observa a irmã.

" E não me disseram nada???" reclama a Rita, mas a irmã defende-se, dizendo que ela já tinha pedido a demissão.

Quando sabe, o Bernardes também não fica surpreendido, mas embora prometa saber mais pormenores, o caso em que trabalha é tão complicado que se esquece por completo.

Meses mais tarde, a Rita vai almoçar com antigos colegas e sabe então que o Dr Nunes foi " exonerado" das suas funções (convidaram-nos a sair, diz um, não, não, deram-lhe um pontapé no traseiro, troça o outro).

" Talvez a convidem para trabalhar lá novamente!" sugerem, mas a Rita apenas sorri.

A vida como freelancer não está a correr mal, pode escolher os projectos e organizar o horário em função disso.

Não é que não tivesse essa liberdade na empresa, mas está a gostar de ter o controlo absoluto, sem mais interferências.

Tem que agradecer ao Dr Nunes por isso. Ou talvez não, porque é uma idiotice, como diz a Madalena, ela é que trabalhou para que as coisas resultassem.

FIM

Comentários

Elvira Carvalho disse…
Li os dois capítulos. Parabéns deu a volta à situação de forma magistral, e com a ajuda do Gonçalo deixou uma porta aberta para o futuro.
Gostei muito.
Quando tiver terminado esta séria de postagens vai editar em livro? Penso que daria um livro muito interessante.
Abraço e bom fim de semana
Elvira Carvalho disse…
Disse dois capítulos porque eu li o da demissão da Rita no próprio dia, embora não veja lá o meu comentário. Durante o dia só venho ao blogue durante algum bocadinho em que a neta bebé dorme. Mas às vezes a irmã interrompe-me para que lhe ajude com os trabalhos escolares. Devo ter-me distraído e não publiquei um comentário que me lembro de ter escrito.
Desculpe.
Abraço
Tudo está bem quando acaba bem.
.
Tenha um dia abençoado
Mais um conto com um belo final! Adorei :)
Concordo com a Elvira!

-
Tudo desperta, como a vida, quando regressa
-
Beijos e um excelente fim de semana
Vivì disse…
Buongiorno cara...mi sono persa una sacco di capitoli e non posso esprimere un giudizio esaustivo di tutto il racconto e allora mi limito a ringraziarti per gli apprezzamenti alle mie filastrocche e a impegnarmi a leggere la prossima storia. Ti saluto e ti auguro una serena giornata.
Sofá Amarelo disse…
"Tem que agradecer ao Dr Nunes por isso. Ou talvez não, porque é uma idiotice, como diz a Madalena, ela é que trabalhou para que as coisas resultassem."... um final extraordinário, ao jeito dos grandes contos, de leitura apelativa e de conclusão assertiva. Parabéns pelo conto, um dos melhores, entre os muito bons que tens publicado.

Mensagens populares deste blogue

ABSURDA

VELAS E NOITES DE PAIXÃO