O DESAFIO - PARTE III


A Catarina insiste que telefone ao meu Pai, para saber se precisa de alguma coisa, para tomar um café contigo no café da esquina, diz.

Mas eu não consigo... não tenho nada a dizer-lhe e a Catarina argumenta que se não fizer um esforço, então é que nunca nos vamos entender.

" Um esforço como? " comento com o Francisco " Nunca se interessou por nós e quando nos perguntava pelos estudos, parecia uma obrigação."

" A Mãe era o ponto de equilíbrio. Lembras-te como ele queria impor certas regras e ela dizia sempre que a negociação é um ponto de partida? " observa o meu irmão.

" Aos fins de semana, estávamos sempre em sentido; nunca me senti à vontade com ele." confesso.

" Nunca nos fez sentir à vontade." concorda o Francisco " Não sei como lidar com ele."

" A Catarina acha que devo fazer um esforço, mas não sei como!" repito.

Quando chego, a Catarina diz-me que convidou o meu Pai para almoçar no domingo.

" Estás doida? " pergunto " Porque é que não falaste comigo primeiro? "

" Porque já sabia que ias dizer não e eu não vou aceitar isso. Vais convidar o teu irmão e a Maria também, fazes o favor de lhe dizer que não vou aceitar um Não!" repete a minha mulher.

O meu Pai chega poucos minutos antes da uma da tarde.

O cabelo continua curto, a camisa azul e as calças de ganga impecáveis e eu fico espantado.

" Ele é militar; está habituado a seguir regras. O que é que pensavas? Que se ia desleixar? " sussurra a Catarina, aceitando o ramo de rosas e a caixa de chocolates que o meu Pai lhe oferece.

Não posso dizer que o almoço foi um fiasco por completo; a Catarina manteve a conversa e tanto eu como o Francisco estamos admirados.

Nunca vimos o nosso Pai falar tanto!

CONTINUA

Comentários

Elvira Carvalho disse…
Li os três episódios de seguida.
Sou e fui casada toda a vida com um militar. Sei por experiência que são duros na disciplina, mas também sei que o essencial é que as crianças não se amedrontem e mostrem os seus sentimentos.
Meu filho sempre teve e tem uma relação maravilhosa com o pai, e teria seguido a carreira militar, não fora a mulher ser contra e pôr em causa a estabilidade do casamento.
Abraço e boa semana
Talvez pelo pai se sentir mais à vontade!
-
Primavera em quarentena ...
-
Beijo e uma excelente semana. "Proteja-se"
Olá:- A vida de militar é um tanto ou quanto rigida. Temos que saber lidar com os militares. Não são pessoas de trato fácil

Acompanhando
.
Feliz Semana Santa
Sofá Amarelo disse…
"O meu Pai chega poucos minutos antes da uma da tarde.

O cabelo continua curto, a camisa azul e as calças de ganga impecáveis e eu fico espantado."... gosto muito destas curtas narrativas no meio dos diálogos, dão um aspecto literário e de muita qualidade de escrita à narrativa ...

Mensagens populares deste blogue

ABSURDA

A ENTREVISTA - FIM

A ENTREVISTA PARTE III