ANTÓNIO


Quando me perguntam pela minha mulher, hesito e as pessoas concluem que sou divorciado ou então viúvo.

A separação foi tão dolorosa que acabo por não as corrigir e é isso que pensam aqui no Clube de Leitura.

Hesitei em entrar, até porque já estava a começar, mas o empregado disse que não havia problema e aqui estou eu na sessão de apresentação do Clube de Leitura.

O que a organizadora está a dizer é interessante e estou a ver que a mulher exótica que diz chamar-se Rita concorda.

Quanto ao velhote com a camisa xadrez e a boina basca, Nicolau Vaz, as observações que faz são pertinentes e tenho a certeza de que este Clube será uma boa maneira de esquecer o lado escuro da minha vida.

No dia seguinte, compro o livro e leio umas páginas enquanto tomo um café.

O título, Cem Anos de Solidão, intriga-me e dou por mim a fazer pesquisas no Google sobre o escritor e o País.

Quando chego a casa, e não posso dizer porquê, noto pela primeira vez como é fria, impessoal.

Os móveis estão dispostos de qualquer maneira, há ainda caixotes por abrir e a cozinha está uma grande confusão.

Penduro o casaco, deixo o livro na mesa da entrada e quando dou por mim, a sala tem um canto para leitura, outro para relaxar e ver TV e meio escondido por um biombo, está a secretária e o computador.

Encontrei uns quadros, penduro no sábado e faço uma lista de coisas a fazer no quarto.

Chego à empresa uns minutos atrasado, olham-me com surpresa, o quê, o Dr António atrasado? Não é habitual e ainda por cima, está a sorrir?

Há muito que não sorrio e quando me encontro com a Laura, a minha irmã para tomarmos um café no sábado, ela não quer acreditar:

" O quê? Tu num Clube de Leitura? Pensavas que só lias o POC!" e ri-se.

Quer saber pormenores, mas digo que o Clube ainda está no início, estamos a conhecer-nos.

A Laura fica entusiasmada, mais ainda quando lhe falo nas mudanças que planeio fazer no apartamento.

" Mas o que é que te aconteceu? " pergunta.

Sinceramente, não sei.  Terei deixado de sentir pena de mim próprio?



CONTINUA

Comentários

Pode parecer fútil... mas mudar o que se vê à volta é muito importante para o andar para a frente. A outra é o sair de casa e conhecer gente e António está a tentar virar a página e escrever um novo capítulo.

A Rita tem vários concorrentes...

Mais uma mudança (parece-me) e eu gosto bastante...

Beijo e boa semana
Margarida Pires disse…
Há pouco tempo sentia - me um pouco vazia mesmo rodeada de móveis.
Deitei fora futilidades.
E tudo pareceu renascer.
Tal como o Sr. António.
Um grande abraço de luz.
Megy Maia
Kique disse…
Mais uma historia que promete
Bjs

Kique

Hoje em Caminhos Percorridos - Exame à Próstata

Mensagens populares deste blogue

ABSURDA

A ENTREVISTA - FIM

O PROBLEMA DO GONÇALO