O PROBLEMA PARTE V

 

Porque é tempo de aulas, a viagem é longa, vai estar calor, explica o Gustavo, e a Mãe e o marido casaram há pouco, precisam de estar sozinhos.

O filho suspira, não está a entender muito bem, mas está cansado, quer dormir, mas e depois? pergunta.

O Pai sorri, depois a Mãe volta para casa, vocês vão até lá passar os fins de semana e regressam para aqui, observa.

O Tobias não diz mais nada, o Rodrigo reclama a sobremesa, afinal comeu tudo e não fez barulho!!! frisa e quando se senta na sala depois de os deitar, o Gustavo admite que está cansado e volta a ter dúvidas.

Será que vou conseguir? insiste e a Matilde que aceitou o convite dele para almoçar diz, claro que sim! sempre foste o mais cuidadoso, o mais atencioso dos Pais... Como Pais, vamos errar numa ou noutra coisa, mas o fundamental é estarmos presentes e tu sempre estiveste! Por isso, esquece o assunto, está atento claro está, mas estás a proceder lindamente! Um dia destes, deixo-te lá a tropa toda, acrescenta.

Por amor de Deus! Já tenho dores de cabeça suficientes com dois, imagina com seis! e os dois riem bem humorados.

A Luísa volta cheia de novidades, quando o Gustavo fala em levar os miúdos para passarem o fim de semana, ela desculpa-se, está a organizar um jantar, temos que retribuir, é bom para a carreira do Marcelo, tu compreendes? 

Não, o Gustavo não compreende, contrata uma baby sitter, afinal é o que ela faz sempre que os miúdos estão lá, ficam no quarto a jogar e depois vão para a cama.

Mas o que é que eu digo aos miúdos? exclama, ora, Gustavo, diz-lhes que eu não posso e os compenso mais tarde! replica a ex-mulher e desliga.

Felizmente, a prima Francisca faz anos naquele sábado, há uma festa para a família, a Clarinha e o Gonçalo organizam jogos engraçados e o Tobias e o Rodrigo esquecem-se de tudo.

Não sei de quem é a culpa, confessa o Gustavo aos Pais, se da Luísa ou do Marcelo. Nas raras vezes que os têm lá, os miúdos dizem que passam o dia com a baby sitter e só vêem a Mãe às refeições.

Os Pais ficam em silêncio, não há nada a dizer, na verdade até há, mas acham que não se devem intrometer.

Nas férias de Verão, a Luísa decide levar os miúdos para uma praia em Espanha, eles vão adorar, o hotel tem uma série de actividades interessantes, comenta, o Gustavo suspira e prepara os miúdos.

Os miúdos estão muito excitados, o Gustavo espera que não haja qualquer problema e aceita o convite do Gonçalo para passar um fim de semana na vida.

Precisa mesmo de fazer umas caminhadas no parque natural, praticar canoagem, talvez passe lá o resto das férias com os miúdos.

O Gonçalo oferece-lhe a casa, vou viajar com a Francisca, a casa escusa de ficar vazia, é um favor que me fazes, diz.

O Gustavo não hesita, precisam todos de passarem férias ao ar livre até porque os miúdos regressam da viagem muito nervosos, muito excitados.

CONTINUA

Comentários

Elvira Carvalho disse…
Amanhã conta-nos porque é que eles regressaram assim, não é verdade Marta?
Embora eu tenha uma suspeita.
Abraço e saúde

Mensagens populares deste blogue

ABSURDA

A ENTREVISTA - FIM

A ENTREVISTA PARTE III