RECORDAÇÕES - PARTE II

 

No dia seguinte, deixo a Madalena em casa e sigo para a Judiciária. Há reunião de Departamento, uma grande seca, confesso.

Já passa do meio dia quando entro na sala da Brigada e o Meireles tem novidades.

Oh, chefe, lembra-se do gangue do Morto? E do Zé do Laço? pergunta.

Claro que sim, às vezes, dava-nos informações e passava a noite nas celas lá bem baixo para "eles não saberem que fui eu quem deu a dica", explico, o Zé do Laço morreu pouco tempo antes do Inspector Leandro, porque é que estás a falar dele agora?

Pode ter morrido, diz o Meireles, mas alguém está a usar o nome dele e inspira um certo receio na noite.

Tens a certeza? O Zé do Laço era inofensivo, às vezes, estava no local errado com as pessoas erradas, observo, o que é que se passa? O que é que soubeste?

Esta pessoa auto-intitula-se Zé "The Big" Laço e comanda as operações a partir da Travessa do Laço, esclarece o meu sargento.

Pensei que a Travessa do Laço fosse agora um sítio elegante, escolhido pela elite para desfrutar os prazeres da noite, ironizo e o Meireles ri-se.

E é, confirma, mas pode ser uma operação de lavagem de dinheiro.

Ok, mas isso não é a nossa área de intervenção, digo, há uma série de relatórios a concluir, o Departamento está a dar-me cabo da cabeça por causa disso, estamos atrasados.

O Meireles apressa-se a sair do meu gabinete, vejo-o a falar com os outros membros da brigada e suspiro.

Estou novamente a pensar no Inspector Leandro e no pobre do Zé do Laço.

Suspeitamos sempre que o mataram como um aviso para o Inspector, estava a aproximar-se demais da Chefia do gangue, mas com a morte dele, quem ficou com o caso achou melhor encerrá-lo.

Achei a decisão precipitada na altura, mas era apenas um sargento, acabei por ser transferido para outra brigada, outro inspector.

Mas posso voltar a consultar o caso, penso, ninguém me impede e lembro-me que a irmã do Inspector Leandro me entregou o diário dele.


CONTINUA


Comentários

Elvira Carvalho disse…
E lá vai de novo o inspetor enterrar-se no trabalho até aos olhos e esquecer a vida pessoal.
Abraço e saúde
Episodio instigante! :)
-
Algures duma janela tão distante...
-
Um excelente dia - Beijos :)

Mensagens populares deste blogue

ABSURDA

O PROBLEMA DO GONÇALO

MONA LISA