OBSESSÕES


A distância entre o prato e o garfo deve ser exactamente de 1 mm.
E a toalha não pode ter vincos; caso tenha, recuso sentar-me à mesa e espero que tragam outra.
Favor pegar no copo pelo pé; nunca tocar no copo com as mãos e colocá-lo sempre à esquerda do prato.
Ah, já me esquecia; quero um arranjo de flores naturais no centro da mesa a uma distância de 5 mm. Não, as travessas ficam neste aparador por ordem – a terrina da sopa, a salada, o arroz, o peixe ou a carne e depois o prato com a fruta a qual deve ser bem lavada antes.
Nada de empilhar os pratos sujos, utilizar o tabuleiro para os levar para a cozinha.
Por falar em cozinha, ela deve estar sempre limpa, com o chão brilhante e os balcões polidos. E aqui é a lavandaria e o quarto das roupas. Só das roupas da casa – lençóis, toalhas de banho, etc.
Nunca misture a roupa de cor com a branca. Tenho um armário só para a roupa branca!
E atenção à forma como arruma a roupa de cor – os azuis na pilha do azul e assim sucessivamente.
Esta é a porta que dá para o jardim. Há um jardineiro, claro, mas tem que varrer sempre este pátio e nunca, mas NUNCA, entre em casa com os sapatos que levou para o jardim.
E quanto a sapatos, nada de sandálias ou chinelos. Sempre sabrinas, e de cores discretas; azul escuro, castanho, preto. O branco é aceitável e deve andar sempre de meias cor de carne e sem MALHAS! Mesmo no Verão!
Quando limpar estas salas, veja se deixa tudo no mesmo lugar. Alinhe sempre as revistas com o cinzeiro e feche as janelas quando terminar. Não, abre-as quando começar a limpar e fecha-as quando sair. O pó encontra sempre uma maneira de entrar e eu tenho horror a pó...
E aqui são os quartos. O da direita é do meu filho – ele é um pouco desarrumado, mas tem as suas regras. Ele explica-lhe como quer que o arrume.
Este é o das minhas filhas. São gémeas falsas, vai ser fácil distingui-las... Gostam de partilhar o quarto e as roupas, o que acho um absurdo... Elas também lhe vão dizer como querem que trabalhe aqui.
A casa de banho é comum aos três e eles sabem que a devem deixar limpa depois de a utilizarem. Mas, de qualquer maneira, quero que vigie a limpeza, mude as toalhas, veja se há sabonetes, papel higiênico, etc.
O meu quarto é o maior... Deve ser a última coisa a arrumar, pois tem que mudar os lençóis e as toalhas diariamente. Espanar muito bem os tapetes e a colcha e, de quinze em quinze dias, tira-a e manda-a lavar a seco. Tirar também os reposteiros; cada colcha tem reposteiros a condizer...
Este é o quarto de vestir do meu marido e aquele o meu. Tome em atenção a ordem em que os fatos, as camisas e os sapatos estão arrumados; o meu marido é muito exigente nisso e cuidado quando passar os fatos e as camisas... Se estas não tiverem os botões todos, não as guarde. Peça à Dona Carolina, a costureira que vem cá todas as semanas para os coser...
Deve fazer a mesma coisa com a minha roupa – bem passadas a ferro; nada de bainhas descosidas, falta de botões e nódoas.
A minha casa de banho também deve estar brilhante. Os espelhos e o chão bem polidos, as toalhas simétricas - nada de ponta acima, ponta abaixo - e o tapete deve estar rigorosamente a 1 cm do lavatório.
Creio que está tudo. É muita coisa para assimilar, eu compreendo, mas tenho a certeza de que vai conseguir organizar-se em poucos dias.
Há alguma pergunta que queira fazer? Não? Então, quando pode começar?
Como? Não quer trabalhar aqui? Pagamos muito bem; de quinze em quinze dias tem o fim-de-semana livre... O que quer mais?
Trabalhar com gente maluca? Está a chamar-nos malucos? Tenha tento na língua...
Onde pensa que está?
SAIA JÁ DA MINHA CASA!



Texto publicado na nova Colectânea da Lua de Marfim com o título/tema "Obsessões". O Lançamento foi no sábado passado, 06 de Fevereiro.
Espero que gostem.

Comentários

Graça Pires disse…
Fantástico, Marta! E muito bem enquadrado no tema. Adorei.
Beijos.
Manuel Veiga disse…
gostei. deveras...

beijo

Mensagens populares deste blogue

ABSURDA

VELAS E NOITES DE PAIXÃO